Muitos são os produtos que compramos aqui no Brasil com a etiqueta Made in China, não é verdade? Muitos chamam esses produtos de ‘xingue-lingue’, dando um ar pejorativo de produtos mais safados, sem qualidade.
Lendo a Revista Exame dessa quinzena, na seção Grandes Números, uma coisa me deixou intrigada: esses produtos xingue-lingue estão dominando o planeta! Duvida? De acordo com a revista, em diversos itens, como câmeras digitais e bicicletas, a produção chinesa é maior que a de todos os demais países em conjunto.
Todos os dias, por exemplo, 310 mil máquinas digitais são exportadas para outros mercados, representando 80% da produção mundial; 15 milhões de isqueiros, totalizando 70% de todos os isqueiros fabricados no mundo!! E assim vai indo.. Gravatas (33%), bicicletas (80%), pacotes de miojo (até isso! 50%), calçados (65%).
Lógico que o mundo pode viver sem gravatas, isqueiros e miojo – daí, talvez, tenho um pensamento particular de que tudo o que é produzido na China vai direto pra 25 de março! - mas algumas commodities importantes estão também nesta lista: aço (1,7 milhões de toneladas, 45% da produção mundial) e alumínio (43 mil toneladas, 20%).
Um ponto, porém, a ser considerado nessa publicação da Exame é que as fontes de informação são as próprias associações chinesas, entidades do país e próprio governo, que já tem um histórico de censura de informações oficiais, além de manipular alguns números para se mostrarem uma grande potência.
0 comentários:
Postar um comentário