Carnaval é bom para se colocar as coisas em dia. Eu mesma agilizei minha agenda de atividades para todo o mês de março e abril e consegui programar minha vida no trabalho. Agora, consegui preparar também alguns materiais para alimentar o blog, que afinal de contas, está criando aranhas.
Um debate interessante que li por esses dias tem a ver com a força das redes sociais. No Fórum Econômico Mundial - um encontro entre líderes empresariais e políticos, intelectuais e jornalistas, que discutem anualmente questões mais importantes do momento, que podem ser meio ambiente, saúde, conflitos políticos..-, discutiram este ano os pontos positivos e negativos da utilização das redes sociais na nossa sociedade.
Levantaram a discussão de que redes sociais fortalecidas tem o poder de mexer com a rede política de seus países, como aconteceu atualmente na Líbia e no Egito, em que grupos organizados através da internet, mensagens de texto e redes sociais programaram manifestações e discutirem a ideologia dos protestos.
Por outro lado, as redes sociais tem o papel de viciar os usuários e torná-los cada vez mais anti-sociais, além disso, potencializam e amplificam ações como o bullyng, onde escondidos pelo computador, as pessoas ficam mais valentes.
De acordo com um artigo do Merval Pereira, publicado no Observatório da Imprensa, o sociólogo espanhol Manuel Castells, acha que as redes de comunicação social mudaram a lógica do poder na sociedade atual e já não se pode fazer política se não se levar em conta a crescente autonomia e o dinamismo da sociedade, que se utiliza cada vez mais dos meios de comunicação.
Ele diz que, como as redes organizam o mundo das finanças, da produção, da comunicação, da política, das relações interpessoais, só uma teoria que parta da relação nessas redes de poder pode chegar a entender a prática social e política da sociedade atual.
Pra quem presta vestibular no final do ano, acho que esse pode ser um bom tema para a redação. Quem quiser dar uma olhada no artigo do Merval, pode clicar aqui.
1 comentários:
Livia eu gostei desse seu post! Alias eu vigio para não cair no vício!
Beijinhos!
Postar um comentário