21 de junho de 2011

Transparência ZERO!

Na comunicação corporativa, costumamos sempre convencer os clientes sobre uma comunicação transparente, em que todos – clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, população em geral -, possam entender o que é o trabalho da empresa, áreas de atuação e posicionamento no mercado.  
Como relação ao governo, não sei se essa idéia é levada em consideração. Vide a medida provisória 527/11 aprovada pela Câmara dos Deputados recentemente, que estabelece um regime diferenciados de contratações públicas que flexibiliza as licitações para as obras da Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Um dos artigos desta medida provisória é o sigilo em relação ao orçamento de licitações.
O Sarney, presidente (vitalício) do Senado, disse que vai sugerir tirar esse artigo do texto. Eu acho que ele faz isso só pra aparecer na mídia e depois vai votar contra.
Lado positivo dessa MP é que as obras poderão ser agilizadas, com menos burocracias na hora de se escolher o construtor e fornecedor. Lado negativo é que a roubalheira vai ser liberada e tudo será feito por debaixo dos panos. Também, as empresas que financiaram as campanhas políticas do PT no ano passado, vão sair ganhando todas as obras.
Well... por outro lado, olha só o caso do Comitê Organizador dos Jogos Pan Americanos Guadalajara 2011: eles tem um portal em que são enumerados todos os gastos com a organização da competição, inclusive os salários de quem lá trabalha. Difícil, não? Só no Brasil que não funciona assim!

1 comentários:

Fernanda C. Braga disse...

Lívia, sem noção. Como voce mesmo escreveu: só aqui não funciona direito. E depois o governo exige transparência em relação ao Imposto de Renda.
Não há contrapartida, na minha opinião. Se eles podem omitir, como vão cobrar e conscientizar todo o restante do país que sonegação (de informação, de imposto, de qualquer coisa que seja) só prejudica o próprio país. Só falta alguem levantar a plaquinha de "Eu já Sabia!"

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos