#EuFui semana passada em uma palestra do Maurico Curi na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. O tema do encontro era: Vida em rede, empreendedorismo colaborativo e educação digital. Mauricio é gerente geral da Educartis no Brasil e com seu jeito acanhado, apresentou uma visão interessante sobre as redes sociais.
Mauricio ficou sentadinho num canto do palco como se fosse um dos ouvintes e começou um bate-papo a partir da fórmula de Einsten E=MC2 (energia=massa x velocidade da luz no vácuo ao quadrado). Pra ele, essa energia em redes sociais é motivada por problemas e que a busca por soluções é que geram mobilização, diálogo, colaboração e conseqüentemente a ação. Eu fiquei #Filosofando sobre o assunto e sabe que acabei concordando!
Pensa comigo: se você é uma pessoa normal, pelo menos 99% dos seus e-mails ou telefonemas que realiza um dia são voltados para resolver um problema. Seja seu, da sua mãe, do chefe, da empresa.. a partir de um problema, você mobiliza outras pessoas pra poderem te ajudar, inicia uma conversa para encontrar soluções, recebe colaborações e na sequência, age! Não é?
Em rede social é a mesma coisa: as pessoas com interesses em comum se unem em busca de soluções a problemas comuns. Bingo! Imagina se no mundo ninguém tivesse dúvida de nada e não tivesse problema nenhum pra resolver.. não ia precisar nem de internet, muito menos de Facebook, Orkut, Twitter, MSN e outros zilhões por ai.
Bom, pro Mauricio, o resto da fórmula significa Mobilização do Conhecimento (MC) e é elevado ao quadrado porque redes sociais só existem por conta do coletivo e não por causa de um indivíduo sozinho. Ele, porém, elevaria a fórmula à quarta potência já que são necessários outros 2 Cs: colaboração e competências.
Outra verdade que eu também concordei, já que não adianta ter conhecimento e competências pra se resolver um problema e ficar escondido num casulo, sem saber como compartilhar informações. O Mauricio ainda falou o que o Rogério Volpini, professor universitário e consultor do Sebrae-SP, sempre fala nas palestras dele: hoje, o importante não é saber tudo, mas saber se relacionar com quem sabe!
Concluindo: A energia em redes sociais é proveniente da mobilização do conhecimento, a partir do coletivo, que tem competências e as compartilha.
E você, o que acha?
( ) Concordo
( ) Discordo
( ) Tanto faz. Não uso redes sócias.
( ) O que são redes sociais?
0 comentários:
Postar um comentário