#EuLi uma matéria da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios sobre os portais de compra coletiva. No Brasil, pelo que fui informada no mês passado, já são mais de 70 sites nesse ramo. Mas acho que, 30 dias depois, esse número já precisa de uma atualização.
Esses portais funcionam como intermediários que negociam com as empresas descontos para determinados itens, que podem variar desde pratos em restaurantes, tratamentos estéticos, até mensalidades mais baratas em academias.
A oferta é divulgada por e-mail para um grupo de pessoas cadastradas. A promoção fica disponível por pouco tempo e precisa ser comprada por um número mínimo de usuários para ser ativada. O site ganha uma comissão, que varia entre 30% a 50% - tudo de acordo com a PEGN -, e os usuários ganham um voucher para usar o serviço.
Eu acho um formato de negócio muito interessante porque se utiliza de um sistema ganha-ganha. O portal corre atrás de negociar as melhores promoções, ficando com uma porcentagem das vendas, e as empresas ganham novos clientes a partir da experimentação.
É um tipo de ação de marketing com custo mais baixo e, na minha cabeça, mais eficiente, porque o cliente está indo até o estabelecimento, conhecendo pessoalmente as instalações e qualidade dos serviços/produtos oferecidos.
A limitação de vouchers é fundamental para que todos sejam bem atendidos e consigam consumir com a mesma qualidade que um cliente que não participou da promoção. Esse eu acho que é um grande diferencial do portal Quero2: www.quero2.com.br, que atua unicamente no interior do estado de São Paulo.
É uma empresa cujos sócios são novos e antenados com as novidades do mercado, antecipando, inclusive algumas tendências. As ofertas são interessantes e os donos são abertos a ouvirem opiniões ou mesmo caçar estabelecimentos que sejam preferidos, mas que ainda não apareceram na lista de ofertas. Um dos e-mails que uso para dar minhas sugestões é: lucas@quero2.com.br
Para quem gosta de participar dessas promoções, minha dica é: de olho na regra e restrições de cada oferta. As vezes não vale a pena pagar baratíssimo numa coisa que não vai conseguir usar depois.
0 comentários:
Postar um comentário