Descobri que em Ribeirão Preto existe uma cooperativa que separa e compacta lixo reciclável e que a partir do ano que vem, vai passar também a recolhê-lo, concorrendo diretamente com a empresa Leão Ambiental.
Não sei se chega a ser uma ‘concorrêêêência’ porque a Leão Ambiental recolhe apenas 15% do total de lixo reciclável produzido na cidade, de acordo com uma matéria publicada pelo jornal Gazeta de Ribeirão.
Podemos dizer então que será um complemento da atividade em prol de um bem comum para a cidade. A diferença da cooperativa, que se chama Mãos Dadas, é que o material recolhido e depois vendido gera renda para os cooperados.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os catadores, antes da cooperativa, tinham renda mensal de R$ 20 por semana. Depois que se uniram, a renda quadriplicou. Eram 5 agentes e agora são 35!
A cooperativa vai conseguir recolher o lixo reciclável com dois caminhões e também serão responsáveis pelo material despejado em 42 ecopontos espalhados na cidade. Ainda de acordo com a matéria da Gazeta..
Esses ecopontos, porém, é que são um mistério! 1. A cooperativa não tem um portal com informações sobre o trabalho que desenvolvem – também pudera, ganhando R$320 cada agente por mês! – 2. A prefeitura de Ribeirão não tem no site nada relacionado ao assunto. 3. No Google até aparece que na cidade são vários locais para descarte de recicláveis, mas parece que cada local recebe um tipo de entulho diferente...
Bom, pra tirar essa dúvida, e informar quem acompanha o blog, estou mandando um e-mail pra assessoria de imprensa da prefeitura nesse exato momento e ver se podem me ajudar com informações sobre a localização desses pontos de coleta.
Acompanhem cenas dos próximos capítulos..
0 comentários:
Postar um comentário