Os institutos Ethos e Akatu divulgaram na semana passada, uma pesquisa sobre Responsabilidade Social das Empresas (RSE) e o Consumo Consciente. Um dos objetivos do estudo era compreender e monitorar a percepção do consumidor sobre seu próprio poder e suas responsabilidades/potencialidades como agente transformador.
Para medir o comportamento desses consumidores, os pesquisadores dividiram 13 atributos em 4 segmentos, de acordo com o maior ou menor grau de consciência em seu consumo: indiferentes, iniciantes, engajados e conscientes.
Os indiferentes são os que adotam até 4 atributos; iniciantes, são os consumidores que adotam entre 5 a 7. Para ser considerado engajado, o consumidor deveria adotar entre 8 a 10; e conscientes, entre 11 e 13 atributos.
Veja as qualificações:
Questão economia:
1. Costumo fechar a torneira enquanto escovo os dentes
2. Evito deixar lâmpadas acesas em ambientes desocupados
3. Espero os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira
4. Desligo aparelhos eletrônicos quando não estou usando
Questão planejamento:
5. Costumo pedir nota fiscal quando vou as compras, mesmo que o fornecedor não a ofereça espontaneamente
6. Costumo planejar as compras de alimentos
7. Costumo planejar compra de roupas
8. Costumo ler atentamente os rótulos antes de decidir uma compra
Questão reciclagem:
9. Quando possível, utilizo também o verso das folhas de papel
10. Em minha casa, separo o lixo para reciclagem
Questão compra sustentável:
11. Procuro passar ao maior número possível de pessoas as informações que aprendo sobre empresas e produtos
12. Comprei produtos orgânicos nos últimos 6 meses
13. Comprei produtos feitos com material reciclado nos últimos 6 meses
0 comentários:
Postar um comentário