19 de maio de 2011

Meu marido quer ser um Ironman

Faltam exatos 10 dias para o Ironman Brasil 2011. No ano passado, eu e o Neto fomos assistir. Esse ano, ele vai competir e eu, junto com outras 24 pessoas mais uma barriga de quatro meses e meio, estaremos lá pra torcer. Para pré-aquecer o momento, vou fazer aqui no blog um diário de bordo para que os que não irão, possam acompanhar também a rotina do Netão.  
Vou começar com um texto, inspirado também em uma blogueira, que tem um marido ironman. Ela descreveu com muitos detalhes a vida dela e enquanto eu lia, estava vendo meu futuro. O título do texto dela é ‘Meu marido é um Ironman’ - quem quiser ler na íntegra é só clicar aqui -, por isso, do título desse meu post.
O Neto treina triatlhon desde junho de 2009. Eu já contei esse começo aqui uma vez. A primeira bicicleta ele comprou sem pretensão. Tanto que escolheu uma bem simples, em que as marchas eram mudadas no quadro. Tinha que ter muito equilíbrio pra tirar as mãos do guidão, pra ajustar o giro. Por causa dessa bicicleta, alguns amigos começaram a chamá-lo de Tarzan, já que ele conseguia acompanhar o pelotão dos caras com as bikes mais caras do mercado.
São quase dois anos de treino e o Neto já passou por provas de diferentes tamanhos, de diferentes níveis de dificuldade, em diferentes cidades e enfrentou diferentes climas, mas depois de ter assistido o Ironman do ano passado, colocou na cabeça que iria se preparar para estar ali. Foram muitos e muitos treinos desde então.  Vários pares de tênis gastos pela quantidade de quilômetros percorridos, pelo menos uma dúzia de sungas, zilhões de pneus furados, quilos de batatinha cozida consumidas e muitas horas a menos de sono.
Em sete dias da semana, o Neto costuma treinar no mínimo oito vezes. Tudo depende da agenda de trabalho. A disposição e determinação do menino são impressionantes e mesmo com motivação em baixa ele nunca perdeu um treino. São 3 treinos de natação por semana, conseguiu encaixar 3 treinos de bicicleta, costumavam ser 2 dias de musculação, e corrida acho que são 4 ou 5 vezes na semana.  
Eu acho que ele é mais forte quando levanta da cama antes das 5h: ‘vou dar uma corridinha’. Ele já confidenciou pra mim que na hora de levantar ele pensa: ‘com esse treino de hoje, passei uns três carinhas que poderiam estar na minha frente!’.
Finais de semana são os dias que costuma acordar mais cedo e fazer os treinos mais longos. Agora, véspera da prova, o volume está bem menor, mas há 3 semanas, ele chegou a sair de casa 6h30 e só voltou perto das 16h. 200 km de bicicleta num dia, 32km de corrida no outro, uma mescla dos dois num mesmo dia.. a variação foi inúmera. Para agüentar o ritmo puxado, nós combinamos de não marcar nenhum tipo de baladinha nas sextas e nos sábados. Primeiro, pra ele poder dormir melhor e segundo, pra se alimentar melhor.
As refeições são feitas prioritariamente em casa, com acompanhamento de uma nutricionista e eu pilotando o fogão. Faço de bom grado porque cozinhar pra mim é um hobby. Também, sendo eu mesma que preparo, sei a quantidade certa de sal e óleo da comida e qualidade dos alimentos que estou usando. Aqui em casa não se corre o risco de encontrar uma barata no prato.. rsrsr..
Daqui uns três dias, o Neto vai estar de férias. Totalmente focado na preparação para a prova. A ansiedade, porém, existe desde muito tempo. Alugamos uma casa para 20 pessoas e estão indo todos os familiares dele e muitos dos nossos amigos mais próximos. Para esse primeiro Ironman, ele não está se preocupando com o tempo em que vai terminar a prova. O que importa é terminar e ter tido a experiência de ter participado. Os atletas têm o prazo máximo de 17 horas para terminar o Ironman. O Neto espera chegar em até 11 horas. Estamos na torcida!! Vai Netããããõ! #276

3 comentários:

Paulino disse...

Grande Livia. Ótimo texto, deu para a gente sentir um pouco o nível de dedicação e principalmente abdicação do Neto e sua. Parabéns aos dois e até o fim de semana que vem. Bjs

Anônimo disse...

Li adorei o texto, só tenho que dizer que se não fosse vc tudo seria muito mais difícil. Já te disse que nosso companherismo só me ajuda, isso é nítido nos resultados que estão aparecendo.

Você abriu mão de muitas coisas para eu poder realizar mais uma sonho meu!!!!!

Te Amo!!!!
Bjs!!!
Neto

disse...

Eeeee cunhada!!! Que texto lindo!!!
Me deixou emocionada de ver tamanha dedicação de ambas as partes, deu pra sentir que o sonho dele é também seu sonho!! E isso é lindo!
Estaremos lá na semana que vem pra dar a maior força e assistir de perto essa vitória!
Beijos

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos