Tenho acompanhado com um pouco de distância o que está sendo veiculado pela imprensa sobre os estragos das chuvas, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Eu acho que a fase de informação já passou e agora os veículos estão se aproveitando do sofrimento dos outros pra contar histórias de dor, medo, superação..
É legal saber que ainda tem sobreviventes, que estão conseguindo resgatar pessoas e tal, mas e as que morreram? Outro dia estava vendo TV com a minha avó e ela falou: ‘esse povo é burro. Porque não vai morar na roça, onde tá sobrando serviço e faltando gente?’ Ela mesma é de uma família de agricultores, mas que resolveu vir pra cidade para oferecer condições de estudos para os sete filhos.
Essa pergunta dela me fez filosofar sobre soluções para esses problemas de enchentes, deslizamentos de terra e tal.. será que existe mesmo solução? Quem seriam os responsáveis por evitar esse tipo de catástrofe?
Foi então que recebi um e-mail do meu tio Paulinho com duas entrevistas do arquiteto Fernando Freire, que contrapõe essa situação e responde algumas das minhas perguntas.
Para o Fernando, o que está errado é a falta de planejamento e gestão da ocupação do solo. Pra ele, as cidades estão sendo autoproduzidas pro seus próprios moradores, sem nenhuma consideração e controle em relação à vulnerabilidade dos espaços. Ai, entra uma questão mais profunda que é: as pessoas procuram lugares mais baratos para morar, já que seus salários não são suficientes para bancarem um aluguel em área adequada.
Voltamos então ao ciclo, começando pela pergunta da minha vó: área rural também não seria uma solução barata e de moradia adequada? Rsrs.. se ela mesmo migrou por falta de oportunidades para os filhos e educação escassa, como estimular a ida de outras famílias? Ai são outros problemas, que no fim das contas, se transforma em uma bola de neve.
Pra resolver tudo isso de uma vez, tinha que ser igual aquele jogo de computador em que você constrói sua própria cidade (seria SimCity?) e que nesse momento de caos, é melhor apagar o seu arquivo e começar tudo de novo..


2 comentários:
Soluções existem.
1 ) Dêm terra a quem não tem e exijam que eles fiquem lá.
2 ) Dêm trabalho digno a todos parfa que ganhem dinheiro e terminem com o seguro desemprego, que já virou um emprego ( de certa forma ).
3 ) Falem para o Fernando Freire falar o que ele falou na entrevista para quem precisa ouvir e também para o cafra que quer morar no morro.
4 ) Dêm educação de qualidade para todos para que não façam como nós fazemos : votamoa nos mesmos.
5 ) já sei : acabem com os horários políticos na TV que só falam m..., mostram a realidade mas não fazem bulhufas.
6 ) Melhor ainda : ahahahahahaaaaaa tirem a dilma de lá porque ela vai continuar com tudo o que já estava antes.
7 ) Sai da frente porque a chuva vai continuar e o ano que vem tem mais. Vocês vão ver.
Seu pai ( otimista pra cachorro ! )
1. primeiro parabéns porque conseguiu postar!
2. acho que tem razão, em partes.. porque muita coisa depende do poder público, mas muitas outras são da consciência da própria sociedade, que adora esperar as coisas de mãos beijadas.
3. obrigada pelo apoio!
Postar um comentário