22 de dezembro de 2015

Grupo de Jovens Caminho Novo

No final de 2014 fui convidada por dois amigos a ajudar a montar um Grupo de Jovens na paróquia em que frequento há alguns anos e que ajudo na pastoral da liturgia.
 
Achei engraçado me chamarem para aquele projeto. Eu tinha 32 anos e achava que estava longe dessa realidade, de criar alguma coisa para jovens a partir de 12 anos.
 
Mas encarei como um desafio. Sou muito organizada e gosto de colocar a mão na massa e era só isso que estava faltando para os dois. Eles tinham todas as ideias, eles conheciam muito desse mundo, eles frequentam muitos outros grupos e sabem como se faz. Fora que a espiritualidade deles é além da média. Eles abrem as bocas e conseguem trazer pro contexto da discussão uma palavra de motivação para quem está ouvindo.
 
Criamos um grupo de WhatsApp e começamos a discutir o que apresentaríamos para o padre para convencê-lo a aceitar a nossa ideia. Esse grupo chamava SÓ RISADA. Os dois amigos não me conheciam assim tão de perto e me acharam A Vovó Mafalda.
 
Depois de algumas discussões, fiz um projeto. rsrsrs.. quem me conhece, sabe! Colocamos no papel nossas intenções com esse grupo, quais os objetivos e como alcançaríamos esta meta. Gestora total! Até de grupo na igreja!
 
No primeiro encontro tivemos 30 jovens. Um surpresa super agradável! Com essa conquista, passamos a intitular nosso grupo de Whats como FODAS.
 
Fazíamos encontros mensais, mas eles mesmos pediram para que fosse quinzenal. Sinal de que estava dando certo. Criamos então encontros temáticos para que pudéssemos discutir coisas diferentes. Aos poucos conseguimos cativar outros jovens que se aproximaram mais e hoje eles são o futuro deste grupo.
 
Ao longo de 2015 tivemos muitas conquistas. Passamos a MASTER FODAS quando conseguimos montar a barraca do suco de laranja na Festa Italiana da igreja e vendemos mais de 1300 garrafinhas em 5 dias. Depois chegamos a MASTER BLASTER FODAS quando organizamos (organizaram) o 1o Retiro do Grupo e hoje estamos em MASTER BLASTER FODAS PLUS depois que recebemos o Dia Nacional da Juventude na nossa paróquia, com a participação de mais de 1000 jovens da arquidiocese de Ribeirão Preto.
 
Estou contando tudo isso hoje porque recebi uma cartinha com o depoimento de alguns dos jovens que fazem parte desse grupo e fiquei muito feliz. Nada do que eu fiz, pra mim foi duro, pesado. Pelo contrário, fiz de coração. Também não achei que nesse processo iria cativar as pessoas e não me sinto responsável por estarem no grupo. É a ação do Espirito Santo que leva os jovens até os encontros e que conduz o Guilherme e a Marilia (meus muito amigos!) nessa coordenação.
 
Sou muito grata por poder ajudar e por todas as palavras e presentes que recebi. Pela cartinha deu pra ver que eu sou a mais velha, mas também a palhaça da história.   
 
Estou só aprendendo. Fico quieta no meu cantinho olhando todo o movimento e descobrindo coisas novas pra mim. Obrigada!

0 comentários:

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos