9 de agosto de 2016

Guia rápido para iniciar a construção da reputação de uma empresa

Construir a reputação de uma empresa é um processo homeopático e contínuo que deve ser avaliado constantemente. Ao chegar em uma corporação que queira trabalhar as bases de comunicação para reforçar sua imagem entre seus públicos estratégicos, seria necessário sugerir um processo em etapas. 
O primeiro deles seria um diagnóstico de como a empresa é vista atualmente pelos stakeholders. De acordo Almeida (2013, p.13) os resultados dessas avaliações permitem que as organizações compreendam quais são as percepções dos seus públicos de envolvimento para, a partir daí, atuar estrategicamente.
Com as respostas em mãos, o segundo passo seria repensar em conjunto com a empresa se é possível adaptar sua missão, visão e valores para que encontre um ponto comum da forma como gostaria de ser vista. Qual é a sua real identidade e como gostaria de ser vista. Como essas definições, pensar nas ações que já são realizadas na empresa e como elas poderiam se encaixar nos conceitos recém traçados. Mais importante do que ter uma missão desenhada é ter ações práticas que a representam e que possam ser vistas e reconhecidas por seus diversos públicos.
O terceiro passo seria trabalhar as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa, desde as mais simples até as mais robustas, que extravasam os muros da empresa. Na sequência, criar um plano para comunicar todas essas ações da empresa, definindo mensagens chave e divulgando primeiramente para o público interno, para que sejam disseminadores das ações em suas casas, entre amigos e parentes e especialmente nas suas redes sociais.
Com diagnóstico em mãos, novos conceitos de visão, missão e valores e público interno envolvido, o próximo passo é fazer uma planejamento de mídia, focando em divulgações em mídias tradicionais e também redes sociais, buscando pulverizar em diferentes editorias, blogs, entre influenciadores digitais as ações práticas da empresa, reforçando como o seu discurso é condizente com suas ações.
Além disso, uma sugestão poderia ser criar ferramentas de comunicação que levem aos públicos de interesse informações concisas e oficias sobre os projetos sociais da empresa, como um blog corporativo ou mesmo um canal de TV institucional, podendo ser acessado livremente também pelo público externo. O objetivo é direcionar os interessados para as comunicações oficias da empresa que estarão com suas mensagens chaves embutidas.  
Tanto Almeida (2013), quanto Charles Fombrun, em depoimento em vídeo gravado para a Universidad del Pacifico concordam que a reputação é capaz de influenciar as decisões de comprar, trabalhar ou investir na empresa, sendo fortes motivos para que as empresas se motivem a dedicar tempo e investimentos na construção dessa imagem positiva em seu ambiente de atuação.


Bibliografia:
ALMEIDA, Ana Luísa de Castro. Reputação corporativa: um ativo intangível e valioso. Ideias em Gestão, v. 13, p. 12-15, 2013.
FOMBRUN, Charles. Reputacion para la Organizaciones. Link: https://youtu.be/3i5LCr1bTek


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