Construir a reputação de uma empresa é um
processo homeopático e contínuo que deve ser avaliado constantemente. Ao chegar
em uma corporação que queira trabalhar as bases de comunicação para reforçar
sua imagem entre seus públicos estratégicos, seria necessário sugerir um
processo em etapas.
O primeiro deles seria um diagnóstico de
como a empresa é vista atualmente pelos stakeholders. De acordo Almeida (2013,
p.13) os resultados dessas avaliações permitem que as organizações
compreendam quais são as percepções dos seus públicos de envolvimento para, a
partir daí, atuar estrategicamente.
Com as
respostas em mãos, o segundo passo seria repensar em conjunto com a empresa se
é possível adaptar sua missão, visão e valores para que encontre um ponto comum
da forma como gostaria de ser vista. Qual é a sua real identidade e como
gostaria de ser vista. Como essas definições, pensar nas ações que já são
realizadas na empresa e como elas poderiam se encaixar nos conceitos recém
traçados. Mais importante do que ter uma missão desenhada é ter ações práticas
que a representam e que possam ser vistas e reconhecidas por seus diversos
públicos.
O terceiro
passo seria trabalhar as ações de
responsabilidade social desenvolvidas pela empresa, desde as mais simples até
as mais robustas, que extravasam os muros da empresa. Na sequência, criar um
plano para comunicar todas essas ações da empresa, definindo mensagens chave e
divulgando primeiramente para o público interno, para que sejam disseminadores
das ações em suas casas, entre amigos e parentes e especialmente nas suas redes
sociais.
Com diagnóstico em mãos, novos conceitos de
visão, missão e valores e público interno envolvido, o próximo passo é fazer
uma planejamento de mídia, focando em divulgações em mídias tradicionais e
também redes sociais, buscando pulverizar em diferentes editorias, blogs, entre
influenciadores digitais as ações práticas da empresa, reforçando como o seu
discurso é condizente com suas ações.
Além disso, uma sugestão poderia ser criar
ferramentas de comunicação que levem aos públicos de interesse informações
concisas e oficias sobre os projetos sociais da empresa, como um blog corporativo
ou mesmo um canal de TV institucional, podendo ser acessado livremente também
pelo público externo. O objetivo é direcionar os interessados para as
comunicações oficias da empresa que estarão com suas mensagens chaves
embutidas.
Tanto Almeida (2013), quanto Charles
Fombrun, em depoimento em vídeo gravado para a Universidad del Pacifico
concordam que a reputação é capaz de influenciar as decisões de comprar,
trabalhar ou investir na empresa, sendo fortes motivos para que as empresas se
motivem a dedicar tempo e investimentos na construção dessa imagem positiva em
seu ambiente de atuação.
Bibliografia:
ALMEIDA, Ana Luísa de
Castro. Reputação corporativa: um ativo intangível e valioso. Ideias em Gestão, v. 13, p. 12-15,
2013.
FOMBRUN, Charles. Reputacion para la Organizaciones.
Link: https://youtu.be/3i5LCr1bTek
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